Olá a todos, eu gostaria de pedir uma ajuda a vocês. Meu doutorado necessita de ajuda. Preciso que alguém visite a minha exposição on-line e responda o questionário ao fim da mesma. Clique na imagem para acessar ao site da exposição.
quinta-feira, 21 de janeiro de 2021
Preciso de sua ajuda visitando minha exposição on-line
Abaixo eu explico melhor o que aconteceu com meu doutorado.
Meu doutorado tem como temática a análise da formação do espírito científico (epistemologia histórica de Gaston Bachelard) em públicos que interagem com aparatos museais. Mais especificamente com aparatos da Química. O problema é que esses equipamentos não existem para que visitantes interajam sem a presença de um guia ou monitor. Então construímos um equipamento (a patente de invenção está em processo de depósito no INPI). Nosso intuito foi de trazer uma maior autonomia para a Química em ambiente não-formal de ensino.
O grande problema que tive, foi que quando eu ia começar a coleta de dados, levando escolas ao museu selecionado, ocorreu a pandemia. Hoje as escolas e os museus não vão mais interagir em visitas, já que por vez eu levava em torno de 40 alunos. Era um evento grande e relativamente caro, pois eu pagava alimentação e o transporte dos estudantes com a verba de projetos. Como um todo, esse meu projeto de 3 anos foi arquivado e, meu doutorado, entrou em risco de não ser finalizado.
Então, iniciamos uma nova abordagem em caráter de urgência, no caso, a visita presencial a uma exposição da Química, foi substituída por uma visita virtual, a qual o visitante pode interagir com dois experimentos do nosso equipamento, em uma visita guiada. A visita é feita semelhante a uma revista em quadrinhos, com dois personagens te encaminhando pelas salas do museu, comunicando você por meio de balões de conversa. No fim da visitação existe um questionário a ser respondido. Esse questionário é uma proposta de novo instrumento para a literatura, o qual validei e testei em um equipamento de física em ambiente museal (isso gerou um artigo que está em processo de revisão do inglês para publicação no International Journal of Science Education).
Depois de contar toda essa história, gostaria de saber se vocês podem visitar e responder ao questionário e me ajudar com a divulgação do link da exposição. A visitação da exposição não é demorada, mas deu muito trabalho para ser feita em tão pouco tempo que tive para mudar todo o doutorado. Para vocês terem uma ideia, eu recebi a mensagem de minha orientadora explicando o risco que meu doutorado estava correndo, durante meu sanduíche na Dinamarca e em meio ao início da pandemia (fiquei travado lá por 3 meses dos meus 6 de intercâmbio).
Se vocês conseguirem me ajudar, participando da coleta de dados, divulgando a exposição virtual e explicando um pouco sobre o que se trata para os outros, eu serei imensamente grato, já que eu praticamente tinha perdido tudo do meu doutorado inicial. Essa é a única opção que tenho para defender, já que a secretaria de pós-graduação do IQSC vai discutir em maio se vão me dar 6 meses de prorrogação. Se não me derem, eu tenho que defender em agosto desse ano. E praticamente não tenho dados ainda, já que a pandemia me tirou 8 meses de coleta.
Desde já agradeço a sua atenção em ler esse textão.
segunda-feira, 18 de janeiro de 2021
Conhecendo o Carbono
Nesse vídeo vamos abordar um pouco mais sobre as características do Carbono, que é um dos elementos químicos mais importantes, tanto que possui uma química só dele, ou seja, a Química Orgânica.
Além disso esse elemento pode ser utilizado para analisar o tempo de existência de um fóssil, pelo uso da técnica do Carbono 14.
O Carbono é um elemento muito presente em nossa vida, seja no plástico, na gasolina ou até mesmo na poluição. Os derivados do petróleo são praticamente compostos feitos de Carbono, que em alta temperatura e pressão, degradaram por milhões de anos até produzirem um óleo preto.
Contribua com nosso canal no YouTube, se inscrevendo, curtindo, comentando e compartilhando, para ajudar na democratização da ciência.