O Plano de Aula é um documento onde se
disponibiliza e se organiza os dados e sequência de uma aula, ou seja, um
recurso para se seguir e não se perder durante o desenvolvimento da mesma.
Ele é dividido em tópicos e os mesmos
devem ser objetivos e sintetizar de forma organizada e resumida o que
propõem.
*Os Dados Essenciais servem para dizer
onde e quando a aula será aplicada.
*A parte de conteúdo deve abordar sobre o
que a aula vai falar.
*Os Objetivos devem ser escritos no
imperativo, pois representam ações que serão feitas, observadas ou cobradas em
sala.
*Recursos Didáticos servem para explicitar
como a aula será aplicada.
*Referências Bibliográficas devem ser
lembradas também, pois servem de recurso histórico para saber qual a base de
conteúdo da aula.
*Deve ocupar uma página do tamanho A4.
Abaixo há um exemplo de Plano de Aula,
onde uma aula de Reações de Simples e Dupla Troca é planejada.
1- Dados
essenciais:
Data:
------
Nome da Escola: -------
Nome do Professor: -------
Disciplina/Turma: ------
Tempo de aula: 50 minutos.
2 - Conteúdo
a ser abordado:
Reações de Simples Troca: Em Química, uma reação de simples troca ou reação de deslocamento
ou ainda reação de substituição é uma reação onde há dois reagentes e dois
produtos, sendo que um reagente é um elemento químico e o outro é um composto,
e entre os produtos há igualmente, um elemento e um composto. Uma reação de
simples troca possui a forma: A + BC → B + AC.
Reações de Dupla Troca: Em Química, uma reação de
dupla troca ou reação de metátese é uma reação onde há dois reagentes, ambos
compostos gerando dois produtos, sendo que são igualmente dois compostos,
permutando entre si dois elementos ou radicais. Uma reação de dupla troca pode ser
descrita da seguinte forma: AB + CD → AD + CB.
Utilização de tais reações na indústrio e o que elas podem produzir,
como a produção de silício usado em componentes eletrônicos.
3 - Objetivos:
Os alunos devem compreender as características fundamentais
de como ocorrem as reações químicas, conseguindo identificar qual delas é uma
reação de simples troca e qual é uma reação de dupla troca.
3.1. Objetivos
Específicos:
Ao nível de conhecimento adquirido: Comparar e constatar as diferenças de estruturais dos produtos após a reação ser finalizada.
Ao nível de conhecimento adquirido: Comparar e constatar as diferenças de estruturais dos produtos após a reação ser finalizada.
Ao nível de aplicação do conhecimento adquirido: Perceber,
descrever e ilustrar como se dá a troca de espécies entre os compostos das
reações.
Ao nível de solução de problemas: Conseguir debater, escolher, organizar e propor quais, átomos ou
espécies químicas de uma molécula são mais propícios para formar ou formarem
pares com outros, átomos ou espécies da outra molécula envolvida na reação.
4 - Recursos
Didáticos: Utilização de lousa, exposição oral do conteúdo da aula e material
didático de estruturação de moléculas para ilustrar as reações em uma
visualização que extrapole somente o uso da lousa e reações escritas na forma
de equações.
5 - Bibliografia:
Química Essencial / João Usberco, Edgard Salvador – 1. Ed. – SP : Saraiva, 2001.
Química Essencial / João Usberco, Edgard Salvador – 1. Ed. – SP : Saraiva, 2001.