A proposta dessas postagens tem como objetivo montar uma Tabela Periódica em vídeo.O problema é o que essa empreitada se mostra bastante trabalhosa e vai levar um certo tempo para ser finalizada.
Na postagem de hoje vamos discutir um pouco sobre o segundo elemento mais simples da Tabela Periódica, em outras palavras o Hélio.
O Hélio é um elemento químico de símbolo He alocado na família dos gases nobres, ou seja, possui o nível mais externo completo. No caso desse elemento a sua camada de valência se estabiliza com 2 elétrons pois ele está no período 1 da tabela periódica. Dessa forma sua configuração é 1s2.
Figura 1: Número Atômico do He = 2; Massa Atômica do He = 4,0026 u; Eletronegatividade do Hélio = Desconhecida; Configuração Eletrônica do He = 1s2. |
Ainda falando da estrutura do Hélio, ele possui massa atômica igual a 4 u e o seu número atômico é 2, ou seja, possui 2 prótons no núcleo.
Esse gás é incolor, inodoro, inerte e não é inflamável. Entretanto muito volátil e pouco denso. Ele é muito utilizado para encher balões meteorológicos e por não ser inflamável é o substituto do hidrogênio nos dirigíveis. Um acidente com o hidrogênio no hindemburg fez com que outra alternativa fosse buscada.
Figura 2: Acidente do Hindenburg devido ao Hidrogênio ser inflamável. |
Além disso ele é usado como fluido de refrigeração de materiais supercondutores, em mergulhos de grandes profundidades.
No que se refere a sua abundância ele só não é mais comum que o hidrogênio no universo, entretanto na Terra só podemos encontrar traços de sua presença. Ele pode ser encontrado em algumas reservas naturais, como o gás natural.
A descoberta do Hélio ocorreu durante um eclipse em 1868 pelo francês Pierre Janssen e pelo inglês Norman Lockyer, que analisaram a cromosfera solar e encontraram uma linha de emissão desconhecida. Dessa forma foi pro posto a esse novo elemento o nome de Helium em homenagem ao deus grego do Sol, no caso Hélio.
O trabalho com o Hélio rendeu o prêmio Nobel ao físico holandês Heike Kamerlingh Onnes que conseguiu produzir hélio líquido esfriando o gás até 0,9 K. Vale ressaltar que 0 K equivale a -273 gaus Celsius.
Além disso Ernest Rutherford foi um dos responsáveis por provar que as partículas alfa são núcleos de He. Esse fenômeno se baseia no decaimento radioativo do núcleo de um átomo de um outro elemento químico. Sendo que esse elemento passa a ser um novo elemento químico, mas com 2 prótons a menos e com 4 u a menos de massa atômica.
Um último fato interessante sobre esse elemento químico é que o Sol consegue promover a fusão nuclear de dois átomos de hidrogênio e assim produzir átomos de He.