Este é um espaço para divulgação dos trabalhos, interpretações, discussões, analises, reflexões e aprendizados desenvolvidos durante o curso de licenciatura em química.
Por essas correntes de whatzapp chegou até mim essa informação. Ainda bem que sou Químico e pude alertar as pessoas sobre o erro.
Notem que a informação visa trazer uma ideia de que produtos naturais fazem bem para a saúde e como consequência combateriam o SARS-CoV-2. Se em vez de falar sobre o combate do vírus, fosse falado que é bom o consumo de frutas no período de reclusão, para que as pessoas possam preparar/manter o sistema imunológico, seria uma informação útil. Todavia, existe uma canalhice por trás disso tudo.
Quem preparou esse folder tem uma noção mínima de Química, uma vez que usou os termos pH e alcalino, além de dizer que compostos alcalino tem valores altos de pH, então, não é um completo ignorante. Entretanto, observem as frutas que foram usadas no exemplo. São frutas ácidas e com pH baixo, mas são apresentadas com valores muito altos. O abacaxi se apresenta como sendo quase um hidróxido de sódio. Mas sabemos que isso é o oposto.
Figura 1: Fake News sobre Química, propagada via aplicativo de mensagem instantânea.
Qual a provável ideia de quem preparou essa imagem?
A ideia com certeza é mostrar que muitas vezes a cura você encontra no fundo de um quintal, em um pequeno limoeiro por exemplo. Aliado a isso ainda existe um fato muito específico que surgiu junto ao movimento Terra Plana, que é o da alcalinidade da água. Por algum motivo, quanto mais alcalina a água, mais saudável ela seria. Ou seja, um grande fake news científica.
Outra possibilidade, ligada a ideia de achar a cura no fundo de um quintal, é que seja a estratégia de alguém que visa criar um engodo, para forçar a população exigir a quebra da quarentena. Eu não desejava entrar em discussão sobre política aqui, pois acho que todos estão saturados desse tipo de informação, mas sabemos que existem pessoas que não aceitam a mitigação, pelo simples fato disso parecer ideia de opositores políticos.
Infelizmente, o Brasil ainda não chegou ao nível de país. Nós vivemos em um aglomerado de pessoas, que foram cercadas por fronteiras. Nesse aglomerado não existe união, são todos lutando pelo próprio umbigo, ou por sua própria ideologia. No Brasil não temos uma filosofia, temos uma luta por poder. Não tem como chamar de país um lugar que não garante educação, saúde, segurança, distribuição de renda e justiça.
Esse tipo de propagação de mentira científica, somente tem a função política. É o tão famoso "Dividir para Conquistar", em outras palavras, é tudo o que vivemos desde a fundação da república em 1889, um ciclo de governantes corruptos e que somente buscam o poder. A base desses governantes, sempre foram os grupos que eu gosto de chamar de "Arautos da Destruição", que são pessoas fanáticas e que visam a disseminação de mentiras.
P.S.: É quase cultural no Brasil a função de ser um Arauto da Destruição.
O Lítio é um metal alcalino prateado, de símbolo Li, que oxida facilmente quando exposto à atmosfera úmida, por isso ele é guardado em ambientes que impedem essa oxidação que é muito reativa em presença de água, logo para guardá-lo comumente se utiliza óleos e querosene, pois essas substâncias são hidrofóbicas.
É muito comum no laboratório de Química dos Elementos os professores apresentarem os elementos da família dos alcalinos adicionando um pedaço de lítio na água para ver sua reação, que se baseia em começar a movimentar-se, liberar calor e borbulhas. Outra forma de demonstrar uma característica que identifique o Lítio é pegar um pouco de cloretos desse elemento e levar para um teste de chama, o qual produz uma cor entre o vermelho e o bordô.
Mas essas são características visuais desse elemento químico.
As características estruturais do átomo estão relacionadas com o fato do Lítio ter 3 prótons no núcleo, ou seja, seu número atômico é 3, lembram-se que isso corresponde ao RG do elemento, em outras palavras, somente o Lítio possui somente 3 prótons no núcleo.
Pelo fato de possuir somente 3 prótons o átomo é estabilizado com 3 elétrons na eletrosfera, sendo assim ele fica com 3 cargas positivas no núcleo e 3 cargas negativas nos seus orbitais, logo o átomo de Lítio tem um átomo neutra na configuração com 3 elétrons e 3 prótons.
Como o lítio tem somente 3 elétrons ele consegue preencher cerca de dois orbitais.
No caso o orbital “s” completo com 2 elétrons e o orbital “p” com 1 único elétron. Esse único elétron na camada de valência define a família dos metais alcalinos, ou família 1A, os quais todos os elementos da família terão 1 elétron na última camada. Vale ressaltar que o Hidrogênio tem 1 elétron na camada de valência, entretanto também é o seu único elétron, e isso o define como um elemento sem família.
Como o Lítio tem um único elétron de valência, ou seja, um único elétron que pode participar de uma reação é muito comum encontrar na natureza dos compostos iônicos, que são formados pela interação eletrostática entre o cátion de Lítio e o ânions como de Cloro e Flúor, ou seja, elementos da família dos halogêneos ou família 7A. Notem como é interessante a tabela periódica, os elementos de um extremo dela interagem com o outro extremo pelo fato de haver uma grande diferença de eletronegatividade.
Para obter o Lítio em escala industrial se utiliza um processo de eletrólise de uma solução de cloreto de lítio encontrado de forma sólida, no caso como um mineral. Provavelmente vocês já ouviram o termo alcalino ou mesmo Lítio quando se fala em baterias ou pilhas. Por isso esse metal é de grande importância, devido a sua grande utilidade na produção de energia. O lítio também tem utilidade na indústria de cerâmica e vidro.
Outra coisa interessante a dizer sobre o Lítio e todos os elementos da sua família é que eles produzem uma espécie de compostos chamados hidróxidos ou as bases, os quais podem ser usados para a neutralização de ácidos ou mesmo para a produção de soluções com valor de pH muito altos. O pH é uma escala que consegue determinar a quantidade de íons H+ tem na solução. Quanto mais alto esse valor maior a quantidade de OH- em relação ao H+ na solução. Diversas reações são dependentes da concentração desses íons no meio.
Com
essa pandemia as coisas ficaram diferentes para todos nós,
principalmente para os Químicos que são acostumados a todos os dias
estarem em laboratórios. Não ir ao laboratório pode ser bastante
estranho para quem vive disso. Todavia, as ações dentro de casa
também podem se relacionar com as atividades de um laboratório,
como por exemplo a cozinha. Sempre que sinto falta de trabalhar no
laboratório eu faço um pão caseiro (o que tem me dado muito
prazer).
Outra
coisa interessante é a atualização teórica de conteúdos de
Química que não víamos a muito tempo. Essa atividade mais
intelectual e menos prática gera novos projetos como artigos (sim no
plural).
É tipo uma impressão digital, ou
para um bom Químico compreender, é como se fosse o número atômico
do pesquisador... É único e leva tempo para ser desenvolvido esse
estilo de escrita.
Mas
nesse momento eu me questiono, se eu não estivesse recluso em um
quarto, na cidade de Copenhague, longe de minha família, será que
eu estaria realmente escrevendo artigos? Creio eu que seria bem
difícil fazer isso se estivesse na presença de quem eu gosto. E
isso pelo fato de querer dedicar mais meu tempo a essas pessoas. Um
fato que creio ser superior a qualquer estudo ou prática.
É
obvio que ninguém vivo hoje tinha passado pela situação de uma
pandemia global, e está se mostrando uma situação complicada
principalmente para as pessoas mais pobres que não tem como fazer
uma quarentena, mas precisamos tentar tirar algum proveito da
situação. Quem pode ficar em casa, pode muito bem se dedicar à
família e, reconhecer que nem sempre as atividades costumeiras do
cotidiano são tão importantes quanto acreditávamos. Por que não
ensinar coisas novas aos próprios filhos, afinal, se você é
Químico, tem conhecimento suficiente para fazer experiências e
ensinar como um cientista trabalha?
Talvez
esse seja o momento da história recente que mais nos aproximamos de
nossa família, por que não aplicar essa aproximação
intelectualmente também?
No
final a reclusão pode trazer algo de bom para a sociedade.
Atualmente
me encontro fazendo um estágio na Dinamarca, esse estágio tem
duração de 6 meses. Obviamente ninguém espera que aconteça uma
contaminação global por um vírus. Parece coisa de filme, mas como
todos em Copenhague eu atualmente me encontro fechado em casa, uma
vez que estou com uma gripe, como não tenho sintomas pesados, como
febre alta e falta de ar, estou em uma quarentena pessoal, sei que se
precisar de algo eu posso pedir ajuda para alguém no alojamento.
Nessa
postagem quero mostrar como funciona o quadro de disseminação e
controle de uma doença virótica e altamente transmissível como são
as gripes.
O
Gráfico 1 abaixo podemos ver o processo de disseminação do
COVID-19 na Dinamarca (a linha preta é a linha de tendência).
Observem como é interessante o processo. No dia 12 de Março foi
tomado a ordem de contenção, ou seja, as pessoas não deveriam ir
trabalhar ou ir até as faculdades e escolas. No dia 13 ocorre um
ligeiro aumento dos casos de COVID-19, mas em seguida ocorre
uma queda bastante brusca (abaixo da linha azul de divisória).
Gráfico 1: Crescimento da contaminação diária por COVID-19 na Dinamarca.
Fonte: Autoridade Dinamarquesa de Saúde.
Tomando
por base nisso tracei umas linhas no gráfico. Podemos tomar por base as
linhas verdes como o zero de angulação e as linhas pontilhadas as
tendências de crescimento. Observem que antes da contenção
(pontilhado vermelho) o ângulo de abertura é bastante aberto,
indicando um rápido contágio. Entretanto quando vemos após a
contenção (pontilhado azul) o ângulo do gráfico é bem mais
fechado, indicando um crescimento mais lento de contaminação.
Gráfico 2: Crescimento da contaminação diária por COVID-19 na Dinamarca.
Fonte: Autoridade Dinamarquesa de Saúde.
No
Gráfico 2 fica mais clara ainda a desaceleração do crescimento de
casos após a contenção divulgada no dia 12 e estabelecida no dia
13 de Março.
Então
é mais do que claro que a contenção é funcional. Ficando em casa
a possibilidade de disseminação é facilmente retardada.
Nesse
vídeo eu vou falar um pouco sobre a internacionalização da
Universidade de Copenhague. No caso é um vídeo que serve para a
pessoa refletir e determinar se quer vir estudar na Europa. Em geral
as universidades aqui seguem um padrão de excelência muito alto que
são bastante semelhantes entre si.
A
Universidade de Copenhague tem um grande número de alunos de
intercâmbio, seja aqueles que vem para estudar por pouco tempo (como
eu, 6 meses no caso), e até mesmo para aqueles que vem para a
Dinamarca fazer o curso completo. Dessa forma o inglês é bastante
difundido na universidade. Vale ressaltar que nós brasileiros não
sabemos o que é ensino internacionalizado até sair da universidade
brasileira, uma vez que 99% das aulas em nossas instituições são
oferecidas em português. Isso acaba por afastar estudantes de fora,
principalmente os Europeus. E sim, temos cursos de excelência no
Brasil, como por exemplo, Odontologia, Engenharia de Materiais,
Farmácia e Química de Produtos Naturais, Biologia, Medicina (área
de plásticas) dentre outros.
Assim
como outras capitais da Europa, Copenhague possibilita uma excelente
locomoção, sendo a cidade não muito grande é bastante tranquilo o
uso de bicicletas. Outro fato que ajuda muito o uso das bicicletas é
o fato que a Dinamarca é um local plano, então é extremamente
comum você ver engarrafamento de bicicletas no centro de Copenhague
perto das 16:00 horas da tarde (horário de saída do serviço e das
escolas, já que escurece próximo a esse horário).
O
sistema de trem, metrô e ônibus são fantásticos, mas
relativamente caros em comparação aos países da zona do Euro
(geralmente 3x mais). Vale ressaltar que o custo do taxi é enorme e
por aqui não existe UBER. Então quando descer no Aeroporto em
Kastrup dê preferência ao metrô, trem ou ônibus. Existe um
aplicativo de celular que todo visitante de Copenhague pode baixar
para ter uma ideia de como se movimentar por aqui, o nome é
Rejseplanen (Rejese = Viagem e Planen = Plano). Ele mostra as rotas
do transporte público e também o preço que você irá pagar se
tiver o cartão de transporte público. O valor na maioria das vezes
é o dobro para quem não tem esse cartão. Esse tipo de facilidade
pode variar de país para país na Europa (na Itália por exemplo
você paga um valor fixo se for estudante e pode andar o ano todo de
ônibus). Vale muito a pena pesquisar como funciona em cada local que
você vai.
Essa
é outra característica a ser mencionada, na Dinamarca se utiliza a
Coroa Dinamarquesa (DKK ou Krone) e não o Euro, todavia 1 Euro
equivale a mais ou menos 7,5 Coroas Dinamarquesas sempre (até 2020
era assim).
Ao
fim do vídeo deixo uma filmagem (muito amadora) que fiz dando uma
volta no Jardim Botânico de Copenhague.
Como primeira postagem de 2020, quero falar um pouco sobre como é se preparar para um intercâmbio no exterior.
Para isso, preparei um vídeo falando sobre quais são as coisas mais básicas que um estudante tem que se preocupar caso tenha pretensão de estudar fora. E também algumas dicas em relação a viagem para aqueles que nunca se deslocaram de avião para fora do Brasil.
As dicas para o intercâmbio no exterior que apresento nesse vídeo são direcionadas principalmente para os estudantes de pós-graduação que pretendem vir estudar na Europa (em destaque a Dinamarca), entretanto, também são válidas para estudantes em geral. Imagine que você está na fase de escolher qual curso irá prestar no vestibular, é interessante já ir pensando se tem vontade de fazer algum intercâmbio na graduação, ou se prefere pensar nisso mais como parte de uma pós-graduação. Note que essas escolhas são importantes, pois elas vão direcionar decisões na sua vida, como por exemplo a obtenção da proficiência em língua estrangeira. Se você acredita que é interessante um intercâmbio na graduação, então é bom correr o quanto antes com o aprendizado de línguas estrangeiras.
Minha dia é para que não cometam o meu erro, ou seja, demorar muito para aprender inglês. A língua inglesa em muitos casos determina se você vai ou não vai estudar fora, as vezes chega a ser mais importante até mesmo que seu projeto, pois sem ela não há como aplica-lo e se comunicar com seu orientador (advisor). E também não acredite que o projeto que você escreveu e, enviou para o pesquisador do exterior ler, será aplicado na íntegra, na maioria das vezes ele acaba sendo alterado, pois as circunstâncias exigem.
Vale também ressaltar que o processo para obter o visto é diferente de país para país, sendo que ema alguns lugares, caso você pretenda ficar mais do que 3 meses (que corresponde ao visto de turista), você terá a necessidade de conseguir uma permissão de residência, sendo esse processo uma pouco mais complicado por causa da quantidade de documentos que você deve reunir (mas nada impossível de obter). A dica para essa burocracia é não deixar para fazer tudo encima da hora e guardar uma reserva financeira, pois em alguns casos existe a necessidade de já chegar com um contrato de locação, o que faz com que você tenha que pagar de 1 a 3 meses de aluguel adiantado e até mesmo um cheque caução.
A última dica que dou é que toda a sua organização tem que começar um ano antes da sua viagem, melhor ainda se você iniciar o processo de proficiência mesmo sem saber se irão abrir algum edital em breve, pois muita gente perde a oportunidade de conseguir estudar fora pois não consegue obter a nota mínima do edital. Em geral a CAPES exige 527 pontos no TOEFL - ITP, mas nesse caso, o ideal é visar 560 pontos, pois é a nota "padrão" que as universidades exigem. Por isso, se a ideia é sair no início do terceiro ano, o ideal é obter a proficiência no começo do segundo ano (já que a nota da maioria das provas de proficiência tem validade de 2 anos).
Abaixo deixo uma lista de quais são os passos a serem seguido, note que alguns deles ocorrem ao mesmo tempo:
1a - Buscar referências sobre seu projeto;
1b - Ficar atento às aberturas de editais para intercâmbio;
2 - Entrar em contato com uma referência do seu trabalho no exterior para saber se poderia te receber em um possível intercâmbio (nesse caso, você pode fazer o contato desde que seu orientador no Brasil esteja de acordo, caso contrário peça para seu orientador fazer esse contato);
3a - Escrita de um projeto;
3b - Obtenção de proficiência em inglês (mesmo se a pretensão for estudar em Portugal, ainda existe necessidade de proficiência em inglês);
3c - Inscrição no edital para intercâmbio;
4a - Sendo aprovado nas fases de avaliação da instituição de fomento você deve começar a obter os documentos necessários;
4b - Fique atento aos gastos que você pode ter durante o processo de obtenção de visto ou permanência, os mesmos podem variar de R$ 700,00 reais à mais de R$ 20000,00 reais. Por isso é importante se organizar (não se preocupe, a instituição de fomento paga desde o visto até sua viagem e estadia, mas em alguns casos existe a necessidade de pagar várias coisas antes da bolsa ser depositada na sua conta);
4c - Dentro ainda da preocupação com gastos, fique atento com os limites de seu cartão de crédito, muitas vezes você terá que recorrer a uma casa de câmbio para fazer pagamentos no exterior (nem sempre os bancos fazem depósitos em moeda estrangeira com valores convertidos acima de R$ 20000,00 reais);
5a - Uma boa estratégia para brasileiros que vão para a Europa e não confiam muito no próprio inglês, é a de entrar por Portugal, uma vez que em caso de alguma dúvida no aeroporto o português resolve a parte de comunicação.
5aa - Se escolher seguir a dica acima: Em alguns casos as autoridades portuguesas acabam por dar mais atenção e fiscalização aos brasileiros, pois Portugal é a principal rota de entrada da gente na Europa, por isso, não escolha voos com conexões muito curtas (vale ressaltar que isso não é exclusividade de Portugal, e também não acontece só com brasileiros);
5b - Quando for montar sua mala, não leve sua casa junto, pois o peso extra acaba gerando taxas extremamente altas das empresas aéreas (principalmente as que vão para a Europa), certifique-se dos tamanhos e pesos máximos das malas que a empresa aérea permite (um bom negócio é ver se a empresa permite duas malas de 23 kg ou ao menos uma 32 kg);
5bb - Em geral você tem direito a despachar uma mala de 23 kg no porão do avião, mas pode levar junto de si uma mala de bordo de 8 kg e mais uma mochila com coisas pessoais (são coisas pessoais os documentos, computadores e outros eletrônicos, remédios e receitas, jóias, dinheiro e qualquer coisa de valor);
5c - Certifique-se de que o mais importante não esteja na mala despachada (tudo o que é de valor tem que ir na cabine com você);
5cc - Certifique-se de que tenha as receitas médicas em inglês (caso os remédios sejam barrados ou ainda caso você perca a sua mala em que eles estavam dentro, você pode apresentar a um médico no exterior);
5d - Coloque identificadores externos em sua mala (tanto para reconhecer de longe, tanto com seus dados, caso a mesma seja extraviada).
Quando eu estava no ensino médio e havia uma visita marcada a um local, ninguém tinha a opção de pensar em faltar na viagem ou visita, pois já era garantido que alguma coisa seria aproveitada pelo professor. Haveria algo na prova ou algum trabalho deveria ser feito com a temática da visita, passeio ou viagem.
Hoje em dia, com essas pedagogias fajutas, o professor dá a opção ao aluno: Só traga a autorização quem for!
Aluno não tem que ter escolha, aluno tem que acatar as atividades escolares.
É por isso que a aproximação familiar no contexto das atividades escolares é algo de extrema importância, tanto para o crescimento do elo entre educação e família, assim como da compreensão do estudante frente a hierarquia e respeito do professor como se fosse um dos responsáveis.
Sim! O estudante tem que respeitar o professor da mesma forma que deve respeitar o pai e a mãe.
O professor não deve ser encarado como um opressor, mas sim como símbolo de respeito. Isso é bem diferente do que se apregoa atualmente, onde o vilão do processo educacional é o professor.
Um professor jamais deve ser responsável por buscar resgatar o estudantes, pois essa é função da família. Se a família não insistir e participar do processo educacional, o estudante não vai nunca compreender a importância do estudo. Mas muito pelo contrário, vai encarar a escola como um ambiente de carcere.
Nas faculdades esse pressuposto não é trabalhado, dessa forma os atuais professores não possuem o ímpeto para cobrar dos governantes medidas imediatas para o fortalecimento do núcleo familiar. A tragédia escolar do Brasil só ocorre pois a família é definida como um cluster de pessoas, que muitas vezes não se apoiam, mas sim vivem em um confronto.
1) Você é professor? Então é sua obrigação cobrar dos alunos que participem de todas as atividades escolares, seja uma feira de ciências, um passeio ou uma visitação a algum ambiente educacional. É sua função cobrar e dar nota aos alunos e punir quem não participa.
2) Você é pai ou mãe? Então é sua obrigação se aproximar e ser ativo na educação de seu filho(a). Você não deve esperar que o professor seja o agente de 100% da educação escolar do estudante, pois você é responsável por ao menos 51% desse processo.
3): Eu não tenho tempo para participar da educação de meu filho(a)! Seu filho(a) é o bem mais importante que você tem, ele é superior a novela e ao futebol. Evite gastar tempo com essas besteiras e faça parte da educação de seu filho(a). No mínimo você vai entender todas as possíveis frustrações que ele(a) pode ter.
4) Eu não tenho conhecimento para ajudar meu filho!
Então aproveite para estuda junto dele(a), é sua chance de aprimorar o seu conhecimento.
Notem que não existe empecilho para melhorar a educação e, que a maioria dos problemas, não são de ordem financeira, não se relacionam com investimento no material escolar, mas se inicia muito antes disso, começa em casa.
Podemos ter nas escolas tablets no lugar de livros, podemos ter doutores dando aulas com salários de R$ 10000,00 reais, podemos ter ar condicionado nas salas, mas tudo isso ainda não vai melhorar o ensino se a família não entrar na equação.
Ou a família entra para ensinar o respeito ou os oprimidos vão continuar oprimindo!