terça-feira, 13 de setembro de 2022

Mais rápido do que a LUZ?

Existe algo mais rápido do que a luz?
E a resposta é: DEPENDE!

Depende do meio em que a luz se propaga. 
Nada é mais rápido que a luz no vácuo, essa é uma certeza que a natureza nos garante, ou seja, é uma limitação que estamos sujeitos, contudo, dentro de alguns fluidos e materiais, a luz pode passar por certas barreiras físicas, as quais acabam por promover a refração da mesma, o que diminui sua velocidade. 

Partículas que podemos dizer, “nativas” de um meio, e que não sofrem desaceleração com a refração, acabam que, naquele meio específico, são mais rápidas que a onda eletromagnética da luz. Em outras palavras, a luz fica mais lenta, com uma velocidade inferior a 300 mil Km/s. A partícula que alcança uma velocidade maior que a luz naquele meio, não está ultrapassando os 300 mil Km/s, mas sim, ultrapassando a velocidade da luz naquele meio. Sendo assim, não ocorre uma violação das leis naturais, com algo sendo mais rápido do que a luz, mas sim, uma “frenagem” da luz. 


Nesse processo, existe a liberação de uma luminescência azulada, a qual recebe o nome de radiação de Cherenkov. No caso, não é luz propriamente dita, mas sim uma radiação liberada por partículas. Esse efeito ocorre nos reatores nucleares, que ao serem ligados na água começam a gerar o bombardeamento de partículas. Muitas dessas partículas são arremessadas violentamente, sendo mais rápidas que a luz na água. A percepção disso é a luminescência residual azulada, que é mais rápida que um feixe de luz cruzando a água. 

É como se duas lanternas fossem acesas em direção a um tanque de vidro com água. Uma lanterna normal e uma lanterna radioativa. A ideia é que a luz das mesmas cruze a água. A luz da lanterna normal cruza o ar e alcança a água a uma velocidade espantosa, mas o feixe de luz ao cruzar a água sofre refração e, dessa forma a sua velocidade diminui. Enquanto isso, mesmo sendo bem mais lento no ar, em relação ao feixe de luz normal, a luz azulada da lanterna radioativa cruzaria o tanque e a água com muita pouca refração, e acenderia primeiro do outro lado do tanque de vidro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário