As bactérias púrpuras são seres autótrofos, conhecidas como Tiobactérias, ou seja, se utilizam de enxofre em seu metabolismo. Mais especificamente o termo "TIO", se refere ao enxofre, ou seja, são bactérias sulfurosas. O que as difere das cianobactérias, é que em vez de utilizar água, juntamente com dióxido de carbono (CO2), para a produção de açúcar no processo de fotossíntese, elas usam de um ácido muito similar à água, no caso o Ácido Sulfídrico (H2S). Nesse processo, em vez de liberar gás oxigênio (O2), essas bactérias liberam o enxofre.
Obviamente que elas dependem de água para existirem, uma vez que seu citoplasma é feito de água, entretanto, esse ser vivo conseguiu se adaptar a um meio agressivo, entretanto, que era rico em uma espécie química similar à água.
Observar a existência desse tipo de bactéria abre uma discussão sobre a possibilidade de que em outros planetas possam existir seres vivos que sobrevivam em ambientes inóspitos, como lagos sulfídricos. Todavia, isso não exclui a necessidade da presença da água.
Nenhum comentário:
Postar um comentário