sábado, 9 de fevereiro de 2013

Como montar a estrutura de um artigo

Umas das coisas mais importantes durante a graduação é o aluno se engajar em algum projeto de iniciação científica e já ir se acostumando com o método de pesquisa. Umas das formas de publicar os resultados obtidos, além de reporta-los em relatórios ou portfólios, os mesmos podem ser publicados em artigos.

Os artigos são publicados em revistas ou periódicos de caráter científico e traz importância ao nome dos que o produz. Porém a forma com que o texto e a estrutura do artigo é desenvolvida, não pode ser de qualquer jeito. Por isso existe algumas padronizações, sendo que a maioria dos artigos e periódicos possuem uma padronização própria, porém o mais comum é o mesmo possuir duas colunas com largura 7,84 cm e espaçamento 1,25 cm, com fonte arial 10, espaçamento em 1, folha A4 21 cm x 29,7 cm (se for adicionar uma imagem a mesma deve possuir a mesma largura do espaçamento da coluna e se possível sua altura também, formando assim um quadrado), contendo os tópicos básicos de um relatório, porém tudo muito resumido, pois deve ocupar o total de duas páginas.

Essa imagem mostra um exemplo de artigo referente a história da química, produzido por mim e por um amigo durante a graduação. Como o intuito é mostrar o aspecto e não passar um trabalho pronto, não o diponibilizei e forma de arquivo.
Além de título e nome das pessoas que desenvolveram a pesquisa, o artigo deve conter no cabeçalho a instituição de origem dos mesmo e no roda-pé o nome da revista ou periódico que irá receber o artigo para publicação. Também deve-se colocar ao menos três palavras chaves, que servem para quem começar a ler o artigo, compreender inicialmente o que vai encontrar a critério de tema do trabalho.


Nenhum comentário:

Postar um comentário