terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Modelos atômicos pré-mecânica ondulatória

Os modelos atômicos não podem ser encarados como realidade pura, pois os mesmos são modelos, ou seja, uma extrapolação para interpretação de um fenômeno. Essa estratégia que a ciência adota consegue por simplificar em muito a forma de raciocinar sobre um fato que se mostra complexo e de caráter microscópico.

No começo os cientistas criaram diversas formas de interpretação da matéria, porém muitas delas eram apegadas a critérios místicos, sendo que a palavra era mais importante que os fatos. O primeiro homem conhecido na história que trouxe a fundamentação de que toda a matéria é composta por inúmeras partes pequeninas (esferas), foi o grego Democrito em 400 a.C. Mas as suas ideias caíram por terra por diversas outras correntes de pensadores.

Passando centenas de anos os cientistas começaram a interpretar melhor a ciência das partículas e então criaram modelos para explicar o que os dados estavam apontando.

- Jonh Dalton em 1808 foi quem retomou a idéia de partículas parecidas com o que Democrito dizia. Ele trouxe a idéia de pequenas esferas indivisíveis, indestrutíveis e sem carga. Ele também trouxe a idéia de que elementos químicos iguais possuíam átomos iguais.
Jonh Dalton
Esfera indivisível, indestrutível e sem carga






- Joseph John Thomson em 1897, foi quem trouxe a idéia de partículas que ele postulou serem negativas, encrustadas sobre a superfície do átomo de Dalton, ou seja, o modelo que era definido como correto teve uma mudança conceitual.
Joseph John Thomson
Modelo atômico Pudim de Passas

















 -  Ernest Rutherford em 1911, foi o cientista que trouxe a ideia de que as cargas negativas que estavam encrustadas na superfície do átomo, na realidade se moviam em torno do mesmo, de forma parecida com o movimento dos planetas em relação ao sol. Ele descobriu que havia um espaço entre as partículas negativas e o átomo, bombardeando uma folha de ouro com partículas alfa, 1/10000 desviavam de sua trajetória. Isso contribuiu para a formulação do átomo com um núcleo e uma eletrosfera.
Ernest Rutherford
Modelo atômico e forma de sistema planetário


















 -  Ex-aluno de Rutherford, Niels Bohr em 1920, solucionou um problema grave da teoria do modelo planetário, ele percebeu que uma carga negativa rodando em torno de um núcleo positivo, iria fazer uma trajetória em aspiral colidindo com o núcleo, devido ao fato da atração eletrostática. Bohr propôs então que havia uma quantização de energia para que os elétrons permanecessem orbitando em uma dada região. Essa foi uma das ideias que levaram o pensamento da aplicação de uma mecânica diferente a nível de partículas.
Niels Bohr
Modelo atômico com energias quantizadas


 
  













Os modelos seguintes trazem a necessidade de uso da mecânica ondulatória, extrapolando a teoria de mecânica clássica que merece uma outra abordagem devido a revolução que causou.

Logo abaixo encontra-se um link de um arquivo de apresentação em power point, que um dos meus amigos do curso de Licenciatura em Química da  Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Karcio Ricardo dos Anjos Souza, desenvolveu durante a matéria de Química Geral. O arquivo contém gifs animados, então ajuda bem a visualizar alguns experimentos, efeitos e fenômenos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário