Você já fez o TOEFL alguma vez na vida? Que prova mais complicada hein.
Atualmente para fazer uma pós-graduação você precisa de algo próximo a uns 470-480 pontos (depende do local que você deseja estudar o valor mínimo pode ser maior ou menor a esses acima, ou ainda um outro tipo de prova pode ser aceito, como o WAP por exemplo).
Para fazer uma graduação ou uma pós-graduação no exterior em geral o mínimo é de 527-560 pontos.
Vale ressaltar que a pontuação no TOEFL ITP (prova feita em papel) vai de 310 até 677, sendo que até uns 500 pontos o crescimento é linear e após isso a pontuação se comporta exponencialmente, ou seja, cada ponto acima de 500-510 deixam de valer 1 ponto e começam a valer 2 ou 4 ou 6... Dependendo de quantas questões você acerta.
A prova é dividida em 3 partes:
1) Áudio (listening): São 50 exercícios, que são falados em áudio (se a prova for em escola particular você usará um fone. Se for prova oferecida pela universidade então será coletiva e com uma caixa de som). Cada questão será falada uma vez só e pode ser conversas curtas e partes de uma aula (a maioria dos apontamentos do TOEFL se vincula ao mundo acadêmico). O tempo dessa prova é de aproximadamente 50 minutos.
2) Gramática (structure): São 40 exercícios para serem feitos em 25 minutos.
3) Leitura (reading): Em geral são 5 textos em inglês com 10 questões cada um. O tempo dessa parte da prova é de 55 minutos.
O tempo da prova é totalmente cronometrado, sendo que terminado um determinado período você deve passar para a próxima parte da prova. Do contrário é considerado trapaça e a prova pode ser retirada de você. Logo, por exemplo, não tem como fazer o structure antes do reading. Outra coisa a ser lembrada é que não se pode usar relógio pessoal durante a prova e também não se admite rasuras no caderno de questões. Já na folha de respostas as bolinhas das questões só podem ser pintadas com lápis (não é admitido nem mesmo lapiseira).
Mas o maior problema do TOEFL é o preço, que é oferecido entre R$ 415,00 - R$ 500,00 reais.
Minha dica é investir em um curso do TOEFL, pois essa prova não mede inglês, mas sim se você estudou a estrutura da mesma. Sim, tem gente fluente que não alcança pontuação várias vezes na prova (o TOEFL não reprova ninguém, mas sim qualifica o nível de inglês).