terça-feira, 29 de junho de 2021

O Desastre de Bhopal

A década de 1980 foi muito atribulada no que se refere aos acidentes químicos pelo mundo todo. Nesse período aconteceram acidentes nucleares, como o de Chernobyl e o de Goiânia, mas também ocorreu um dos acidentes industriais mais tristes da história. 

Escombros de Chernobyl

Material contaminado por Césio em Goiânia

No caso, foi o vazamento de um gás tóxico nas instalações da Union Carbide Corporation na cidade de Bhopal no estado de Madia Praxede na Índia.

Nessa região, foi instalada uma grande indústria química da antiga Union Carbide Corporation, uma empresa norte americana fundada em 1917, mas, a sua fábrica na Índia não era 100% americana, uma vez que 49% do controle ficava na mão dos bancos Indianos. Ou seja, os bancos indianos também tinham responsabilidade sobre a manutenção das instalações.

Essa indústria trabalhava com a produção de um composto extremamente tóxico, que é o Isocianato de Metila, que entra na produção de inseticidas e do poliuretano. O Isocianato de Metila foi a primeira arma química a ser usada em uma guerra mundial.

 

Fórmula do Isocianato de Metila.


O grande problema foi quando na madrugada do dia 3 de dezembro de 1984 ocorreu um vazamento do gás Isocianato de Metila na fábrica. O gás se expandiu e tomou conta de toda fábrica e em prazo de horas cobriu as pequenas cidades satélites de Bopal. E o desastre estava feito. O gás atingiu mais de 500 mil pessoas, sendo que em torno de 3000 pessoas morreram imediatamente e no prazo de duas semanas haviam mais de 8000 mortes. 

Se você quiser mais informações sobre esse acidente e as características químicas do Isocianato de Metila, acesse ao vídeo abaixo: