domingo, 21 de outubro de 2018

Rápida Biografia de Alfred Nobel

Alfred Nobel nasceu no dia 21 de outubro de 1833 em Estocolmo na Suécia. Entretanto estudou em São Petersburgo na Rússia, se interessando por Química. Por isso resolveu visitar centros de desenvolvimento dessa área da ciência, como França, Estados Unidos e Alemanha. 

Figura 1: Alfred Nobel.

Na França ele conheceu o químico italiano Ascanio Sobrero, o qual havia  descoberto a nitroglicerina. A substância fascinou Nobel devido ao grande potencial da substância na engenharia civil, sendo que durante um período de 10 anos Nobel fez testes com o material, tentando desenvolver um uso seguro para o mesmo. Todavia um acidente em uma explosão levou a óbito seu próprio irmão. 
Figura 2: Ascanio Sobrero, pai da Nitroglicerina.

Dessa forma Alfred Nobel se tornou obstinado a tornar a substância manipulável, descobrindo então que a mesma dissolvida em uma argila a mantinha estável, somente servido acionada com o fornecimento de energia térmica. A esse artefato ele deu o nome de Dinamite, a qual auxiliou e auxilia ainda hoje na construção de túneis e estradas.
Figura 3: Dinamites.

Figura 4: Túnel aberto em meio as rochas de uma encosta.

Entretanto, por não ter herdeiros e ser muito preocupado com o poder destrutivo do material, o qual matou seu próprio irmão, Alfred Nobel deixa em seu testamento indicado que sua fortuna deveria ser utilizada para premiar cientistas que contribuíssem para o desenvolvimento da humanidade.
Figura 5: Prêmio Nobel

Sendo assim, em 1900 foi criada a fundação Nobel em sua memória e que premia anualmente cientistas de diversas áreas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário