Nesse vídeo serão apresentadas algumas características do Berílio, que é um elemento químico de símbolo Be, da família dos metais Alcalinos Terrosos, ou família 2A, sendo a segunda coluna da tabela periódica. Ele possuí 4 prótons no núcleo, o que indica que seu número atômico é igual a 4. Para manter a neutralidade do átomo, existem 4 elétrons na eletrosfera, sendo que são distribuídos 2 no orbitai 1s e mais 2 no orbital 2s. Logo o período do Berílio é o segundo período, uma vez que seus elétrons de valência estão em orbitais de nível 2.
Esse elemento químico foi descoberto em 1798 por um Químico e Farmacêutico francês chamado Louis Nicolas Vauquelin na forma do Óxido de Berílio (BeO), do qual, por processo de redução, pode ser produzido a forma metálica do Berílio.
Figura 1: Louis Nicolas Vauquelin
Na forma metálica, o Berílio é um sólido cinza, duro e quebradiço, além disso, ele possui uma toxicidade considerável quando seu pó é inalado, que leva a Beriliose, que é uma inflamação no pulmão. Algumas pedras preciosas como a Esmeralda, são cristais a base de Berílio, Alumínio e Silicato (Be3Al2(SiO3)6), sendo que os lapidadores acabam sofrendo de Beriliose se não utilizarem máscaras de proteção.
Figura 2: Esmeralda
Algumas características importantes do Berílio se passam pelo fato de não ser magnético e conduzir muito bem calor. O ponto de fusão em sua forma metálica é bastante alto, chegando a aproximadamente 1300 graus Celsius, o que permite ser utilizado em estruturas e tenologias que são expostas a altas temperaturas. Além disso, ele pode ser utilizado em sistemas que se utilizam de radiação, tanto pelo fato das altas temperaturas, assim como pelo fato de ser um bom moderador de nêutrons em reatores nucleares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário