Quarks são partículas elementares Fermiônicas de Símbolo q;
Teorizadas em 1964 por Murray Gell-Mann e George Zweig, Descoberto em 1968 no Centro de Aceleração Linear de Stanford;
Os quarks possuem diversas propriedades: Carga Elétrica (podendo ser +2/3 de carga elementar e -1/3 de carga elementar), Massa, Carga de cor e Spin fracionário (1/2).
Existem 6 tipos de quarks, sendo esses tipos chamados de sabores (up, down, strange, charm, botton e top), sendo que up e down possuem as menores massas do quarks, sendo esses os mais comuns, uma vez que os outros sabores decaem para massas menores.
Os quarks mais pesados somente surgem de colisões de raios cósmicos e nos aceleradores de partículas.
Assim como os elétrons, os quarks também possuem a sua versão oposta, sendo os antiquarks, que possuem propriedades como a carga elétrica, mas com sinal oposto.
Devido ao confinamento de cor, os quarks não são encontrados isoladamente, sendo assim, eles somente são observados nos hádrons, como o grupo dos bárions, que os prótons e os nêutrons fazem parte.
Um próton é formado por 3 quarks, sendo nesse caso, 2 UP e 1 DOWN, contando ainda com os glúons para manter esses sabores unidos. Além disso, na constituição dessa partícula, cada um dos quarks precisam ter uma das cores do confinamento, sendo azul, verde ou vermelho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário