terça-feira, 10 de abril de 2018

Como surge a Divulgação Científica? Primeira Parte.

O que é Divulgação Científica?
Essa é uma pergunta que iremos tentar responder nesse vídeo e também em vídeos posteriores, uma vez que o assunto é bastante amplo. Todavia, nesse vídeo, vamos começar com o contexto histórico, que é bastante singular e interessante de ser discutido.


A Divulgação Científica é um fenômeno e atividade que se inicia durante os anos de 1950, principalmente nos EUA, durante o período da Guerra Fria. Nesse período ocorreram desenvolvimentos tecnológicos bastante relevantes e, que ajudaram a formalizar uma mudança no escopo científico.

O primeiro satélite artificial desenvolvido, foi o Sputnik I, baseado em tecnologia Soviética do fim dos anos 1950.

O grande intuito da Divulgação Científica era o de fazer com que a ciência fosse apresentada o quanto antes para às pessoas, sendo que dessa forma, haveria mais probabilidade de inspirar a carreira científica e, assim, a popularizar. Dessa forma, as escolas começaram a se adequar a uma nova metodologia de ensino, conhecida como Ensino por Descoberta. Para que se adequassem a essa nova estratégia, laboratórios e feiras de ciências, começaram a serem comuns nas escolas. Além disso, a mídia começou a fomentar também artigos e programas na área de ficção científica, ajudando em muito na popularização da ciência.

A primeira pessoa a definir o termo Divulgação Científica, foi o francês Philippe Roqueplo, no ano de 1974. Ele tentava explicar o fenômeno da popularização da ciência e, qual a necessidade de ocorrer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário