No dia 05/10/2022, três químicos foram laureados com o prêmio Nobel, por desenvolverem a chamada Química Click. São eles: O Dinamarquês Morten Meldal, a Norte-Americana Carolyn Bertozzi e o Norte-Americano e, já vencedor do Nobel de Química de 2001, Barry Sharpless.
Inicialmente, no ano de 2000, de forma independente, Sharpless e Meldal perceberam que moléculas de Azida e de Alcinos, quando catalisadas por espécies de Cobre, ocorria o surgimento de uma estrutura que era capaz de ligar duas pontas de moléculas diferentes, pois o alcino poderia ser saturado pelos pares de elétrons em excesso que existem na azida. Havia somente a necessidade de ligar a azida e o alcino em compostos que se deseja ligar, para que dessa forma surja uma espécie de presilha click entre essas substâncias que não iriam se ligar tão facilmente.
Todavia, o processo se mostrava tóxico, pois usava-se de espécies de íons cobre, que fazem muito mal para os seres vivos, havendo assim a necessidade de desenvolver um processo substitutivo ao cobre. E foi isso o que Carolyn Bertozzi descobriu. Ela percebeu que, se o alcino tivesse a forma de um ciclo, ao reagir com a azida havia muita liberação de energia, o que indicava uma tendência muito forte de formação de ligação. Esse processo é conhecido como Química Bioortogonal.
Sendo assim, unindo a Química Click com a Química Bioortogonal, surgiu uma nova forma de fazer ligações químicas, sendo essa uma forma muito criativa. Por esse motivo, os três cientistas foram laureados com o Nobel de Química.