Ultimamente não se pode pensar em estudo de alguma área da ciência sem a utilização da internet, sendo que a mesma auxilia com o levantamento de dados, encurtamento de distância entre pessoas que não poderiam se comunicar, automatização da divulgação de referências dentre muitas outras grandes possibilidades.
Muitas coisas boas se encontram na rede mundial, porém existe uma infinidade de dados que não merecem confiança, devido sua origem não vinculada a uma instituição de pesquisa importante e reconhecida. Esse próprio blog possui uma origem disvinculada a uma universidade ou instituição de ensino superior, porém os dados que aqui reporto tento trata-los vinculados às observações e levantamento de dados que fiz durante a graduação.
Um fator na internet que vem trazendo bastante relevancia é as instituições de ensino superior e as instituições vinculadas ao ministério da cultura, ciência e educação utilizarem a mesma de forma a divulgar dados na forma de aulas.
Um site muito bom, que possui diversos objetos educacionais é o BIOE (Banco Internacional de Objetos Educacionais). Um objeto educacional é todo texto, imagem, vídeo, aula, experimento, que pode ser usado para se desenvolver uma situação de ensino e aprendizagem, tanto a nível fundamental, médio e superior. Esse site tem a aprovação do MEC, sendo que tudo que é cadastrado é avaliado por alunos de graduação, mestrado, doutorado e professores que atestam se o objeto é relevante ou não para uma situação de ensino aprendizagem (http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/).
Outro site muito bom, que auxilia principalmente no ensino e usabilidade do cálculo, esse site é o Wolfram|Alpha, que possui um banco de dados com inumeras equações complexas salvas passo-a-passo e reportam os resultados de forma instantânea. Com certeza é um dos sites mais visitados por alunos de cursos de exatas do mundo inteiro. Possibilitando a resolução de limites, derivadas, integrais, desenhar gráficos, dentre muitas outras coisas importantes a nível de cálculo (http://www.wolframalpha.com/).
Outro site que vem ajudando no aprendizado de cálculo é o popular Youtube, pode parecer brincadeira, porém vários professores da área de exatas vem disponibilizando vídeos de aulas em seus canais no site. Um exemplo de aula se encontra abaixo. É de um canal da Unicamp, portanto é uma aula de curso universitário de uma das melhores instituições do Brasil.
Existem diversos cursos do gênero alocados em sites reconhecidos como bons e que acabam sendo linkados no site do youtube. Algumas aulas de universidades internacionais como Harvard também podem ser encontras na rede mundial de computadores.
Podemos dizer que hoje um aluno só perde uma aula de cálculo se quizer, pois se o mesmo saber o tema da aula, pode procura-la na internet e assim poder assistir a mesma aula com professores muito bons.
Nenhum comentário:
Postar um comentário