quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Nomenclaturas Importantes

Logo abaixo existe algumas tabelas com nomes de cátions, ânios, nomes populares dentre outras coisas que podem tornar a leitura e o aprendizado dos textos, alguns relativamente mais antigos, que remotam a nomes diferentes aos usados atualmente.

Um exemplo comum em diversos livros é o termo Azoto e compostos Azotados que se referem ao elemento químico nitrogênio, ou seja, Azotados são Amônia, Ácido Nítrico, Dióxido de Nitrogênio, dentre muitos outros exemplos. 



Os íons em geral tem nomes no masculino, por exemplo, Amônia formando seu íon NH4-, deve ser nomeado íon AmôniO e não AmôniA, ou seja, existe algumas especificações que devem ser seguidas para uma melhor compreensão e melhor relato de dados. 

Nos íons poliatômicos podemos ver alguns nomes que não seguem um padrão, muitas vezes usando nomes comuns, como formiato (o correto é metanoato, porém como esse é o ácido comum no veneno da picada das formigas ele acabou ficando com esse nome comum), acetato (que vem de ácido, no caso esse composto da origem ao vinagre, acabou ficando com esse nome por causa do sabor ácido que o vinagre possui), dentre outros. Porém existe uma padronização no sulfixo do nome desses compostos.

Os compostos terminando com o nome terminando em "ila" representam radicais, que são facilmente encontrados em cadeias orgânicas.
Íons terminando com "eto" e "ato" são chamados de ânios (compostos carregados negativamente por possuírem um elétron a mais) e os que terminando com "ico" e "oso" são os cátions (compostos carregados positivamente por possuírem um elétron a menos). Os íons formados por um único tipo de elemento, porém com um elétron a mais, tem seu nome terminado em "eto" (Sulfeto, Carbeto, Azoeto), já os que são formados por elementos diferentes e possuem um elétron a mais em sua densidade eletrônica possuem o sulfixo "ato" (Sulfato, Carbonato, Nitrato).

Alguns exemplos bem fáceis da nomenclatura de compostos provenientes dessa tabela são:
H2S - Ácido Sulfídrico ou Dihidrogeno Sulfeto
CuCN - Cianeto Cúprico
Pu(S2O4) - Tiossulfato Plúmbico

Alguns prefixos como "hipo" e "per" indicam se o composto já está com elétrons acima do que comporta normalmente ou se está como muito menos elétrons que o normal, respectivamente. Esses compostos num geral possuem muitos elétrons de valência e camadas que blindam o núcleo, o que ajuda aos elétrons de valência estarem mais fracamente ligados ao átomo.
 HClO4 - Ácido  Perclórico
HClO - Ácido Hipocloso

Na nomenclatura dos ácidos temos uma mudança no fim sendo que sulfixo "ato" passa a ser "ico" e "ito" passa a ser "oso", como visto nos exemplos acima.

Uma outra coisa que pode causar confusão na nomenclatura de compostos químicos é o trabalho com seus cátions, que possuem muitas vezes para um elemento central mais de um tipo de número de oxidação. Abaixo há uma tabela muito útil para ensino e estudo, tanto a nível médio quanto a superior.

Alguns exemplos bem fáceis da nomenclatura de compostos provenientes dessa tabela são:
CoSO4 - Sulfato Cobaltoso
Co2(SO4)3 - Sulfato Cobáltico
CuSO4 - Sulfato Cúprico
Cu2SO4 - Sulfato Cuproso

Portanto percebe-se que os cátions de número de oxidação mais baixo terminam com o sulfixo "oso" e os cátions com número de oxidação mais alto recebem o sulfixo "ico".

Essas tabelas foram retiradas do livro Atkins - Princípios de Físico-Química

Nenhum comentário:

Postar um comentário