segunda-feira, 28 de agosto de 2017

Sobre projetos que se iniciarão em breve.

As vídeo-aulas que estou fazendo, principalmente sobre história da química, são relativamente trabalhosas para serem confeccionadas, entretanto, como professores, nós sabemos que todas as aulas que fazemos são difíceis de serem montadas. Essa dificuldade está relacionada com fato do trabalho de criação, na maioria das vezes, não estar vinculada dentro do tempo da atuação em sala efetivamente. 

Ou seja, a ementa cobra que o professor prepare suas aulas, mas não garante um retorno financeiro para que todos possam se manterem motivados e com a vida financeira em dia. Isso acarreta no fato dos professores terem que dar muitas aulas e, por darem muitas aulas, obviamente, o tempo de preparo das mesmas acaba sendo prejudicado e, dessa forma, a questão do ensino também fica ruim.

Então, vou tentar preparar uma vídeo-aula por mês e, trazer também alguns experimentos gravados que faço no laboratório. Além disso, estou preparando também uma série que vou montar vídeos sobre todos os elementos da tabela periódica, incluindo até mesmo os que foram descoberto a menos tempo (como é o caso dos elementos sintetizados com massa muito alta). Ao mesmo tempo, pretendo trazer videos de exercícios sendo resolvidos e uma série em que farei um bate-papo, explicando e discutindo algumas coisas interessantes sobre ciência.

Nesse último projeto, tenho como intuito discutir sobre coisa que estão em alta nos jornais, internet, revistas e programas em geral, que estão relacionadas com ciência. Por exemplo, se aparecer uma reportagem falando sobre o uso de um composto químico para o desenvolvimento de uma nova tecnologia, ou sobre um remédio novo, ou qualquer coisa que está na mídia chamando a atenção em direção à ciência. Eu acredito que isso seja importante, pois nem sempre os dados e os conceitos são discutidos de forma correta, o que acaba por gerar um problema referente a divulgação do conhecimento. Além disso, creio que é interessante uma visão de alguém que se encontra estudando dentro da academia científica e que tem maior possibilidade de conseguir encontrar as informações de forma mais correta, ou ao menos conseguir simplifica-las. A única ressalva se dá pelo fato de que durante um mês pode surgir uma novidade muito interessante, assim como duas ou três, ou mesmo nenhuma. Dessa forma, essas discussões em teoria não teria uma periodicidade fixa.

Então, a ideia é produzir uma vídeo-aula, um experimento gravado e ao menos uma discussão sobre algum fato interessante que está em alta na mídia e se relaciona com ciência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário