quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Livros Importantes

Livros são os principais amigos do estudante, sem eles realmente as coisas seriam muito complexas. Portanto passo a baixo as principais referências para o aprendizado de química, indiferente se cursa bacharel ou licenciatura. Porém não disponibilizo os arquivos dos que não tem uma liberação pública. Mas com uma rápida procura, pode-se encontrar grande parte dos mesmos na internet.

Uma dica, um tanto quanto óbvia no meu ponto de vista, é a de que deve-se procurar as versões em inglês dos livros, uma vez que as mesmas possuem menos erros de escrita. Os tradutores se esforçam em tentar deixar o livro bem didático, porém existem coisas que devem ser traduzidas ao pé da letra, e que não fazem sentido em português e então uma tradução errada leva a alguns problemas (mesmo que involuntários da parte do tradutor), que deixam a fluidez do conteúdo prejudicada. A melhor coisa que se pode fazer então é obter as duas versões, a inglês e a em português e compara-las quando necessário, porém quando a dúvida frente a um conteúdo for relevante, os livros em inglês respondem melhor e são dessa forma os mais indicados.


Livros de Química Geral:
 
 * Química: Um Curso Universitário, também conhecido somente por Mahan, é dentre os livros de química geral o que possui uma linguagem mais técnica e pesada, portanto é aconselhado para principiantes em estudo de química os uso deste livro juntamente com um outro qualquer de química geral como auxílio. Mesmo sendo uma leitura mas densa, é aconselhável seu uso, devido ser um grande referencial nos cursos de química.
 * Química: A Ciência Central, vem sendo usado em vários curso de graduação e servindo de livro texto para provas de mestrado, porém ele é mais leve em comparação com o Mahan, sendo um bom livro para se utilizar de auxílio para com textos mais técnicos. É um livro mais moderno e está começando a ser um dos referenciais em ensino universitário de química.






* Química Geral, escrito por John B. Russel é um livro clássico e também pode servir de um bom complemento de estudos. Pode ser encontrado dividido em volume 1 e 2. Possui uma linguagem um tanto quanto parecida com a do Mahan e é um referencial em vários cursos de química.


* Química Geral e Reações Químicas, também conhecido como Kotz, é um livro mais moderno e que não visa somente ao curso de química, sendo indicado pelo autor a cursos como engenharias, geologia, biologia, medicina dentre outros, por possuir uma linguagem mais amigável. É dividido em dois volumes, sendo o primeiro de caráter mais geral e o segundo abrangendo mais os critérios reacionais. É um livro razoável para se consultar, porém mais simplório, devido a indicação de uso em cursos diversos que possuem química, mas que a mesma não é o foco principal.


Livros de Química dos Elementos e Analítica:

 * Química Inorgânica não tão Concisa, ou comumente chamado por J. D. Lee, é o livro da área de inorgânica mais completo. Existem outros livros, porém não possuem um didática e conteúdo tão bons quanto o mesmo, sendo esse referência na maioria dos cursos. É aconselhável quem estiver trabalhando na área de inorgânica sempre ter um impresso por perto.







* Química Analítica Qualitativa e Quantitativa, ou conhecido simplesmente como Vogel de Qualitativa e Vogel de Quantitativa. São livros muito bons que trazem as reações de analítica mais clássicas. Coloco os mesmos junto ao livro de inorgânica, pois muitos fatos qualitativos e quantitativos podem ser assimililados com as características propriamente dita. Uma coisa é importante saber sobre as reações tratadas, observadas e apresentadas no Vogel, é que as mesmas se referem a sistemas isolados, sem contaminação, fato que é difícil de ser alcançado em laboratórios de ensino. Dessa forma os resultados nem sempre são os mesmos que se apresentam nos livros. Vogel de Qualitativa e J. D. Lee são livros que podem ser trabalhados juntos, porém com a ressalva do fato do que é apresentado se refere a sistemas isolados.


Livros de Química Orgânica e Bioquímica: 

* Química Orgânica, ou também conhecido como Solomons, é o livro de química orgânica mais usado e talvez o mais famoso no meio. É o livro texto na área de orgânica em muitas faculdades. Dividido em volumes e já reeditado várias vezes, o mesmo traz as reações mais clássicas dessa grande área da química. Para muitas coisas ficarem mais claras no estudo da orgânica aconselha-se usar alguns apontamentos de cinética química, que podem ser encontrados em livros de Físico-Química e em livros de Química Geral.




* Química Orgânica, ou mais conhecido como McMurry, é talvez o livro de orgânica mais didático adotado, porém possui pouco conteúdo se comparado com outros livros de orgânica. Aconselha-se utiliza-lo como um livro auxiliar e não como o básico para estudo. É um típico livro desenvolvido se pensado em abrangir o básico para que diversos curso possam usa-lo.




 
  * Química Orgânica ou também conhecido como Paula Bruice, é um livro muito bom de orgânica, e pode ser comparado ao Solomons em conteúdo. Pode-se usa-lo como base para estudos da área, porém ter um acompanhamento de um livro de cinética química, para suprir as falhas, ou mesmo, o que a altora espera que o aluno já tenha como conteúdo prévio, torna-se aconselhável.






* Princípios de Bioquímica, ou então Lehninger, é um livro texto muito utilizado em cursos como medicina e biologia, possuindo uma grande quantidade de recursos gráficos coloridos, uma vez que seria muito complicado se as estruturas não fossem demonstradas com a melhor qualidade de imagem possível. Esse livro, assim como livros de orgânica, carece da utilização de um livro de geral ou cinética química junto, pois  como  bioquímica é um assunto bem mais especializado, algumas coisas o altores esperam que o aluno já conheça. Não se admite um biólogo não conhecer bioquímica, portanto a linguagem utilizada no mesmo pode ser mais próxima do que os biólogos fazem, porém nada absurdo de compreensão.



Livros de Físico-Química:

* Físico-Química, ou simplesmente Atkins, é o livro básico da área, sendo um excelente guia também para outras frentes, como a orgânica, que muitas vezes necessita buscar conceitos de cinética. Dentre os livros da área, esse é bastante didático, possuindo caixas de texto contextualizadas, diversas tabelas e exercícios. Mesmo sendo didático e um referencial na área da físico-química, o mesmo é um tanto fraco comparado com outros livros. Porém o problema é que a físico-química é a área mais complexa no sentido de abstração da química, então para iniciar os estudos na área, o mais didático e simples é o mais recomendável. Esse livro é dividido em 3 volumes, sendo o primeiro abrangindo mais a termodinâmica, o segundo a parte de cinética e o terceiro cinética e eletroquímica.





 * Atkins: Princípios de Física-Química, é um livro resumo da área, que tenta abordar a frente de forma didática e simplificada. Porém é um livro que não se aconselha servir de base de estudo, devido sua simplicidade em reação ao conteúdo. Deve-se então ter em mãos um outro livro mais completo, como o Mahan de geral, ou mesmo um dos volumes do Atkins de Físico-Química.



Livros de outras áreas:

* Fundamentos de Matemática Elementar, é uma obra dividida em dez volumes, sendo bastante simples a leitura e interpretação. Para um curso de química é óbvio que não se usará todos os livros da coleção, sendo que grande parte do que se aborda pode ser encontrado nos primeiros volumes. São livros que podem ajudar muito na iniciação de estudos mais aprofundados de matemática, muito usados em matérias introdutórias ao cálculo.









* Um Curso de Cálculo, ou mesmo simplesmente Guidorizzi, é um dos livros da área mais usados em cursos de exatas, como livro introdutório ao cálculo. Dividido em volumes, e tido muitas vezes como livro básico das matérias de cálculo é comumente usado em cursos de estatística, física, matemática, química, biologia, engenharias. Outros livros como o Swokowski de cálculo com geometria analítica e o Stuart de cálculo (volume 1 e 2), também se mostram muito bons, porém o mais usado, devido a sua simplicidade é o Guidorizzi.








* Fundamentos de Física, ou simplesmente Halliday, é sem dúvida o livro de física mais comum em estudos introdutórios. É uma obra dividida em 4 volumes e já editado várias vezes. Um bom livro para cursos de química, matemática, física e engenharias.

17 comentários:

  1. OLÁ, ISRAEL!
    QUAIS LIVROS ACONSELHA PARA MESTRANDOS EM QUÍMICA ANALÍTICA E EM QUÍMICA AMBIENTAL OU PARA MESTRANDOS EM GERAL? ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Bom, para Química Analítica existem várias opções em relação à Química Ambiental, principalmente pelo fato da Analítica ser uma área que trás métodos de trabalho que podem ser usados na Ambiental, dessa forma, para você trabalhar com a parte de química ambiental é interessante já ter um conhecimento básico de Analítica, Físico-Química e também um pouco de Bioquímica.

      Química Analítica Avançada temos Chemical Analysis - An Advanced Text and Reference do Herbert A. Laitinen e Walter E. Harris. Esse livro na maioria das vezes é encontrado em inglês, se procurar um texto em português tem o Skoog (Fundamentos de Química Analítica). É comum em Analítica se utilizar alguns softwares para trabalhar com tabelas de variação de concentração por tempo por exemplo, um livro que trabalha um isso foi escrito por Robert de Levie e se chama How to Use Excel in Analytical Chemistry and in General Scientific Data Analysis (nome relativamente grande). Obviamente que se for trabalhar com a parte estudo quantitativo e qualitativo os livros do Vogel são bons. Como Analítica é muito ampla seria interessante focalizar no conteúdo. Uma forma para isso é buscar os artigos mais importantes da área e procurar nas referências quem tem o maior índice H e procurar se eles escreveram ou participaram de algum capítulo de livro. Dessa forma, além de ter um bom levantamento de estudo da arte, provavelmente irá encontrar bons livros da área.

      A Química Ambiental é bastante nova e, usa conceitos de várias áreas da química, então, além de procurar livros básicos de Química Analítica, Físico-Química, Orgânica, Inorgânica e Bioquímica, usar a estratégia que falei acima, de procurar as principais referências e ver se escreveram capítulos de livros ou mesmo livros completos. Um dos títulos mais famosos em Ambiental é o livro Química Ambiental de Colin Baird. Entretanto, como na maioria dos cursos de química a parte de ambiental não é tão aprofundada, livros com conteúdo específico de Ambiental podem ser encontrados em bibliotecas de cursos de Engenharia Ambiental. Entretanto, livros de engenharia na maioria das vezes podem somente apresentar conceitos, que são complementados com livros de química básica. Por exemplo, um determinado processo de descontaminação de poços artesianos, se utiliza o bombeamento de peróxidos, mas nem sempre nesses tipos de livros serão explicados como se dão os processos básicos, sendo que, somente a reação mais importante é apresentada, ocultando processos intermediários. Dessa forma, você tem que ter em mãos um bom livro de Química Orgânica e até mesmo um livro de Físico-Química para complementar o estudo, pois dessa forma, fica mais fácil de se estudar a cinética da reação por exemplo.

      Química Ambiental é algo bastante novo e, quando um conteúdo é muito moderno, não se tem muitos livros textos, havendo a necessidade da pesquisa e a técnica avançarem bastante. Antigamente, o tratamento de contaminantes era feito por químicos com alguma notoriedade na área, principalmente pelos inorgânicos/analíticos, já que nessa área se trabalha quase toda a tabela periódica, facilitando em muito o desenvolvimento de métodos e técnicas de tratamento de corpos contaminados.

      Excluir
    2. Para baixar Química Geral e Reações Químicas - KOTZ:

      vai no site DOCERO.COM

      https://docero.com.br/doc/n8vxn8

      vol-1 < Livro Kotz Completo
      Documento: pdf (79.2 MB)553 PÁGINAS

      vol-2 < Livro Kotz Completo - pdf (89.7 MB)387 PÁGINAS

      https://docero.com.br/doc/-ss85ss#ss85ss

      E tem os capitulos separados tbm
      https://docero.com.br/doc/-58885#58885

      Excluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Maikon SR.
      A prova do ITA é bem profunda no que se refere ao conteúdo, então, você deve conhecer um pouco mais de química do que se aplica no ensino médio. Os dois livros que você menciona, são excelentes para o início de curso superior em química. O Kotz foi o livro texto de química geral quando fiz a graduação. O Princípios de Química também é um livro texto bastante interessante para começar um estudo mais aprofundado em química. Entretanto, tanto um quanto o outro, carecem de você ter um livro mais aprofundado ao lado. Na minha opinião, você pode escolher qualquer um dos dois, mas, se possível, ter o Mahan aberto do lado. O Mahan é mais denso que os dois primeiros, sendo que você pode considerar que, tanto o Atkins quanto o Kotz uma espécie de resumo do conteúdo, enquanto o Mahan um aprofundamento. Como disse, a prova do ITA cobra conceitos que extrapolam um pouco o básico para qualquer vestibular, logo, ela é mais seletiva. Dessa forma você tem que ter um diferencial.

      Devido o ITA ser um instituto de tecnologia de ponta, aconselho você dar uma olhada também em alguns livros de química analítica bem básicos, os quais possuem uma introdução às equações para cálculo de concentração, pH, dentre outras coisas que caem em vestibular, mas que necessitam de uma abordagem um pouco mais elevada para o ITA. O livro do Skoog é bom para iniciar essa abordagem.

      Não sei qual o seu nível de inglês, mas em geral, os textos possuem menos erros em inglês. Me lembro de ter achado alguns pequenos erros no Kotz em português, quando ainda fazia graduação... isso foi em 2008. Por isso, se for pegar livros em português, tente pegar de uma edição mais nova, pois creio que esses erros devem ter sido sanados.
      OK?

      Espero ter te ajudado... agradeço sua pergunta... e se precisar, pode fazer mais perguntas!

      Excluir
  4. Olá Israel...
    Para Equilíbrio Químico, entre o Atkins,o Castellan, e o Brady, qual vc avaliaria como melhor, em termos de didática e de aprofundamento ?
    Muito Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  5. Eai Israel, estou voltando para a graduação em química e estou com um sério problema, eu não me lembro de quase nada e estou pensando em comprar um livro básico para me auxiliar nessa caminhada, como o princípios de química do atkins, e queria saber se é um livro recomendável para o meu problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. É um livro muito bom para introdução. Tem tambem o Química Central e o Kotz, que são livros bastante didáticos, mas um pouco superficiais.

      O mais denso, com certeza é o Mahan. Por isso aconselho, qualquer um desses livros de Química Geral aliados do Mahan. Pois com certeza o que vc achar superficial em um, vai conseguir complementar com o Mahan.

      Excluir
  6. Olá Israel, estou na graduação de farmácia e gostaria de saber sua opinião sobre os livros de química voltados para essa área, com ênfase nos fármacos. Queria saber se você acha que o Atkins já vai suprir a minha necessidade ou preciso pegar o Mahan junto? E também, queria saber um livro bom de orgânica, estou em dúvida em 3: Solomons, McMurry e Klein. Qual deles você me indica? Obrigado pela atenção desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá tudo bom?
      Olha eu não sou muito da área de farmácia, procurei na ementa do curso da USP e lá eu vi que tem uma disciplina de pós-graduação com vários livros, vou colocar aqui e na postagem seguinte eu comento sobre os livros de Química:
      ABRAHAM, D. J.; ROTELLA, D. P.; BURGER, A. (Eds.) Burger´s medicinal chemistry & drug discovery. 6 ed. Hoboken: Wiley, 2010. 6 volumes.

      BARREIRO, E. J.; FRAGA, C. A. M. Química medicinal: As bases moleculares da ação dos fármacos. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2015. 590p.

      BRUNTON, L.L.; CHABNER, B.; KNOLLMAN, B. (Eds). Goodman & Gilman’s: the pharmacological basis of therapeutics. 12. ed., New York: MacGraw Hill, 2011.

      GEINOZ, S.; GUY, R. H.; TESTA, B.; CARRUPT, P.A. Quantitative structure-permeation relationships (QSPeRs) to predict skin permeation: a critical evaluation. Pharm. Res., v. 21, p.83-92, 2004.

      KOROLKOVAS, A. Essentials of medicinal chemistry, 2. ed., New York: Wiley-Interscience, 1988.

      KUBINYI, H. QSAR. Hansch analysis and related approaches, Weinheim: VCH, 1993.

      KUBINYI, H. The changing landscape in drug Discovery. In: STROUD, R. M. (Ed.) Computational approaches to structure based drug design, London: Royal Society of Chemistry, 2007. pp. 24-45.

      KUBINYI, H.; MÜLLER, G. Chemogenomics in drug discovery: a medicinal chemistry perspective.

      Weinhein: Wiley-VHC, 2005.

      LEMKE, T. L. Review of organic functional groups: introduction to medicinal chemistry, 5 ed. Baltimore: Wolters Kluwer/Lippincott Williams & Wilkins, 2012. 198p.

      LEMKE, T. L.; WILLIAMS, D. A. (Eds.). Foye´s principles of medicinal chemistry. 6 ed. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins, 2013. 1377p.

      MYINT, K.Z.; XIE, X.-Q. Recent advances in fragment-based QSAR and multi-dimensional QSAR methods. Int. J. Mol. Sci., v.11, p. 3846-3866, 2010.

      NELSON, D.L., COX, M.M. Lehninger Principles of Biochemistry, 6 ed. New York: W.H. Freeman and Company, 2012. 1340p.

      PATRICK, G. L. An introduction to medicinal chemistry, 6 ed. Oxford: Oxford University Press, 2018.

      SILVERMAN, R.B.; HOLLADAY, M. W. (Eds.) The organic chemistry of drug design and drug action. 3 ed. San Diego: Elsevier, 2014. 517p.

      TAYLOR, J. B.; TRIGGLE, D. J. (Eds.). Comprehensive medicinal chemistry. 2 ed. Amsterdam: Elsevier, 2007. 8 volumes.

      TESTA, B.; CALDWELL, J.; KISAKUREK, M. V. (Eds.) Organic stereochemistry: guiding principles and biomedicinal relevance, New York: Wiley, 2014. 400p.

      THOMAS, G. Química medicinal: uma introdução. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 2003.

      WERMUTH, C. G.; ALDOUS, D.; RABOISSON, P.; ROGNAN, D. The practice of medicinal chemistry. San Diego: Elsevier Ltda. 4 ed., 2015. 902p.


      PERIÓDICOS MAIS COMUNS

      J. Med. Chem., Inf. Comput. Sci., Quant.Struct.-Act. Relat., Med. Res. Rev., Drugs Future, Drugs Today, Mol. Pharmacol., J. Pharm. Sci., Eur. J. Med. Chem., J. Mol. Graphics, Annu. Rep. Med. Chem, Bioorg.

      Med. Chem., Bioorg. Med. Chem. Lett., Drug Design Today, J. Chem. Inform. Model., J. Enz. Inhib. Med.
      Chem., Medicinal Chemistry, Curr. Med. Chem., Drug Disc. Today, Nature Rev. Drug Disc., entre outro.s.

      Excluir
  7. Referente aos livros de Química, o Atkins é um livro de introdução, ele é bom, mas muito resumido, o KOTZ é mais completo que o Atkins. Na minha opinião, o Mahan é o livro didático mais denso que temos acesso, por isso, é interessante usar um livro básico + o Mahan. Ele ajuda a resolver muita coisa. Outra dica é procurar pelos livros em inglês inclusive, pois não possuem erros de tradução.

    Livros de Orgânica, todos os que você citou são bons, tem o Paula Bruice também. Na época que fiz graduação utilizei todos eles. É o mesmo esquema, o Solomons é um pouco mais denso, sendo que muitas vezes algumas coisas ficam nas entrelinhas, dessa forma, é interessante utiliza-lo como complemento de outros livros que são "mais didáticos". Uma outra dica é usar um livro de Físico-Química para estudar a parte de dinâmica das reações orgânicas, principalmente quando for ver reações SN1, SN2, E1 e E2. Entender isso no aspecto da Físico-Química, auxilia muito na interpretação do mecanismo da reação.

    ResponderExcluir
  8. olá Israel boa tarde , eu gostaria que vc me falace qual o melhor livro ou o que melhor serve para mestrado em quimica inorganica ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maycon Martins, um mestrado é algo bem mais específico do que uma graduação. Para a graduação eu indicaria o J.D. Lee, mas ele é um livro introdutório. Na pós-graduação já se espera que você tenha esse conhecimento básico. No IQSC existe uma lista de livros que são necessários, mas mesmo assim não quer dizer que seja os únicos é claro. Na realidade no mestrado a gente acaba lendo muito mais artigos do que livros. Você somente procura os livros para compreender características específicas presentes nos artigos. Vamos por exemplo imaginar que você precisa estudar um conteúdo que existe uma equação, a modelagem da mesma provavelmente não estará no documento, então você terá que procurar na bibliografia para saber de onde ela veio. Obviamente elas são de certos livros, que na maioria das vezes são bem específicos e você não encontra tão facilmente para comprar ou para pegar numa biblioteca, por isso vai precisar ler vários artigos semelhantes para conseguir compreender o contexto da ferramenta. Mas como caráter genérico vou colocar aqui uma lista de livros que se aplicam em uma disciplina básica de inorgânica oferecida no Instituto de Química de São Carlos.

      Note que em geral, a Inorgânica Avançada presa pelo estudo da Química de Coordenação, então é algo bastante básico. Talvez seja mais fácil compreender qual tipo de livro você precisa se você me dizer qual área da Inorgânica vai trabalha, em outras palavras, qual o tema do seu projeto de mestrado.

      [1] Oliveira, G.M., Simetria de Moléculas e Cristais. Bookman, São Paulo, 2009.
      [2] Kettle, S.F.A., Physical Inorganic Chemistry: A Coordination Chemistry Approach. Spektrum, Londres, 1996.
      [3] Hoffman, R, Solids and Surfaces: A Chemist’s View of Bonding in Extended Structures. Willey-VCH, 1989.
      [4] Cox, P.A., The Electronic Structure and Chemistry of Solids. Oxford Science Publications, Oxford, 1993.
      [5] Lee, B., Komarneni, S., Chemical Processing of Ceramics. Taylor & Francis, Boca Raton, 2005.
      [6] Colthup, N.B. et al, Introduction to Infrared and Raman Spectroscopy, Academic Press, Nova Iorque, 1990.
      [7] Nakamoto, K., Infrared and Raman Spectra of Inorganic and Coordination Compounds. 4th ed., Wiley, Nova Iorque, 1986.
      [8] Harris, D.C. et al, Symmetry and Spectroscopy, Nova Iorque, 1978.
      [9] Cheetham, A.K. et al, Solid State Chemistry: Techniques. Oxford Science Publications, Oxford, 1991.
      [10] Cardona, M., Photo-emission in Solids I: General Principles. Springer-Verlag. Nova Iorque, 1978.
      [11] Hüfner, S., Very High Resolution Photoelectron Spectroscopy, Springer. Berlim, 2007.
      [12] Solomon, E.I. et al, Inorganic Electronic Structure and Spectroscopy, Wiley-Interscience, Hoboken, N.J., 2006.
      [13] Roduner, E., Nanoscopic Materials. Royal Society of Chemistry. Cambridge, 2006.
      [14] Lahmani, M., Dupas, C., Houdy, P., Les Nanosciences: Nanotechnologies et Nanophysique. Belin. Paris, 2004.
      [15] Shelby, J.E., Introduction to Glass Science and Technology, 2nd ed., Royal Society of Chemistry, Cambridge, 2005.

      Excluir
  9. O site docero.com.br nao está disponivel! O que eu faço? Peço outros sites se possivel

    ResponderExcluir