segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Técnicas Básicas em Química

Técnicas Básicas em Química: Essa é uma matéria de 4 créditos semanais, de critério experimental, onde os alunos tem seu primeiro contato com um laboratório de química. Além de ter o primeiro contato com os equipamentos laboratoriais o aluno aprende a se portar nesse meio, ou seja, toma contato também com as vestimentas laboratoriais como o jaleco e o óculos de proteção, além de serem informados que nunca se deve conduzir um experimento sem calçados fechados e vestimenta que assim como o jaleco, cubra as partes nuas de seu corpo. Essas atitudes podem parecer banais, porém são responsáveis, pois acidentes são normais em qualquer atividade, e acidentes no laboratório muitas vezes são bastante graves.

Uma outra coisa importante para os alunos que começam a cursar essa matéria é o aprendizado técnico da linguagem escrita em química, ou seja, além de ser a primeira matéria que cobra uma aplicação técnica da prática, a mesma também cobra a linguagem escrita dos mesmos. Podemos dizer que essa linguagem que o químico usa é a narrativa escrita, formal e técnica dos dados obtidos no experimento. Essa expressão linguística chama-se relatório, e é uma atividade que o químico fará para o resto de sua vida profissional.

Os experimentos abordados trazem a introdução no mundo químico, onde o aluno terá contato com técnicas de observação dos fenômenos que ocorrem de forma qualitativa, como liberação de gás, aquecimento, formação de precipitado, mudança de cor de soluções e mudanças de estados físicos.

O caráter quantitativos dos experimentos fica a critério de pesagens dos produtos filtrados, medidas de volumes de destilados e calculo de pH.

As técnicas usadas nos experimentos são bastante simples, como destilação, solubilização, filtração, aquecimento em banho-maria, diluição, arraste por vapor, trituração, maceração, titulação dentre outras técnicas.

Os equipamentos comuns nessas técnicas são (A descrição de cada um pode ser obtidas no link que coloco junto ao nome dos mesmos, links extraídos do site wikipedia):



Além de conhecer os equipamentos os alunos devem usar um caderno de anotações para marcar os dados obtidos. Um experimento clássico é o da reação entre o H2SO4 e Cu metálico, onde o tubo de ensaio que contém o o metal em contato com o ácido, logo aparece uma solução azulada e a liberação de uma fumaça. Isso corresponde a formação do íon Cu 2+ que é aquoso e tem cor azul e o gás liberado é hidrogênio e também um pouco de vapor de água.


É óbvio que a água é presente nessa reação já  que o sistema é aquoso, porém nos concentramos na reação mais importante que é a oxidação do metal. Por ser um metal menos reativo, existe a necessidade de se aquecer o tubo de ensaio, fornecendo mais energia ao sistema. Com o aquecimento as partículas começam a se mover, vibrar e aumentar sua velocidade, com isso a reação acaba por ter se tornar mais rápida. Outro fato interessante é a observação dos fatores qualitativos que explicitam uma reação, que é a mudança de cor, a liberação de gás e o desaparecimento de corpo sólido.

Essas observações devem ser anotadas e a possível explicação do fenômeno relatada. Uma outra coisa interessante, é que o experimento se passa em um tubo de ensaio, ou seja, mostra que primeiramente, deve-se montar um sistema reduzido para que não haja desperdício de reagentes, caso o experimento não ocorra.

Esse é apenas um exemplo, mas que deve ser relatado de forma bastante formal, como descrito acima.

O relatório é composto de várias partes, sendo que a capa é inclusa e de grande importância. Logo abaixo há a sequência de partes de um relatório.

- Capa: Deve conter o nome da instituição e o centro que disponibiliza o curso, o título do experimento, o nome completo do docente (com a sua titulação: Dr. Prof. por exemplo), o nome completo dos discentes (com os RAs), data (Cidade, dia, mês e ano).

-Título do Experimento: Deve-se explicitar o nome do experimento de forma concisa e objetiva.

-Objetivos: Relatar o que se espera fazer, obter, medir no experimento. (Os objetivos devem ser relatados sempre no infinitivo: Achar, calcular, obter, medir...)

- Introdução: Breve histórico do conteúdo a ser abordado no experimento, sem conter resultados e discussão. Distribuição dos equipamentos, compostos e materiais que serão usados no experimento devem ser relatados.

- Periculosidades: Levantamento da periculosidade dos compostos do experimento, primeiros socorros caso ocorra um acidente, equipamentos que devem ser usados com composto ou elemento químico em questão.

- Custo do experimento: Levantamento de quanto pode custar o experimento, com preço dos equipamentos e compostos usados. O site da CETESB possui diversas informações: http://www.cetesb.sp.gov.br/gerenciamento-de-riscos/emergencias-quimicas/258-manual-de-produtos-quimicos

- Procedimento Experimental: Explica-se como foi desenvolvida a metodologia de trabalho, ou seja, como foi desenvolvido os procedimentos do trabalho, como é um relato, deve-se relatar no passado. (Por exemplo: Foi montado o sistema destilação com dois balões de fundo redondo, uma coluna de destilação, um termômetro, um condensador, mangueiras de água e uma manta de aquecimento.)

- Resultados e Discussão: Deve-se mostrar todos os resultados observados, explicitar os cálculos e mostrar as equações e fórmulas usadas. Também deve-se tentar explicar os resultados embasando-se em literatura química, explicar os possíveis erros e acertos. Os resultado devem ser expressos no passado. ( Por exemplo: foi visto, foi observado, foi medido, após aquecido.)

- Conclusão: Explicar o que foi observado, aprendido e possíveis mudanças no procedimento experimental para efetivar melhores resultados.

- Bibliografia: Deve-se mostrar os conteúdos abordados. Os livros consultados devem ser citados com o nome do autor primeiro (sobrenome e abreviações que o autor adota), o nome do livro, a edição, as páginas, data de publicação e editora.


Seguindo essa sequência o relatório se dá de forma efetiva, pois aborda tudo o que se espera do experimento, das atitudes dos alunos e da introdução a vida laboratorial. Porém é uma matéria que desgasta bastante o aluno por causa dos relatórios que são bastante longos, uma vez que os mesmos nunca tiveram contato com linguajar técnico de nível superior.

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