domingo, 25 de novembro de 2018

O Primeiro Obstáculo Epistemológico.

Uma das coisas que mais chamam atenção na aulas de Química são as inesperadas mudanças dos aspectos qualitativos das substâncias. As primeiras características que mais chamam a atenção se relacionam com as mudanças de cores dos compostos e em segundo lugar as mudanças de estado físico dos materiais.

Utilizar essas estratégias para compor uma aula de Química é de extrema necessidade, entretanto, essas características, as quais são conhecidas como evidências de reação, não podem ganhar a importância química por si mesma. Em outras palavras, o efeito do chamado "Primeiro Contato" ou mesmo somente a beleza do fenômeno não pode se tornar mais importante do que o próprio fenômeno.

O efeito do Primeiro Contato é considerado como um Obstáculo Epistemológico, teoria criada pelo filósofo francês Gaston Bachelard. Segundo ele, um Obstáculo Epistemológico seria tudo ou qualquer coisa que fizesse com que um aprendiz desenvolvesse rotas errôneas em relação a um conceito. Bachelard enunciou 10 obstáculos, mas hoje vamos nos concentrar somente no primeiro deles (Primeiro Contato).


Na figura acima temos quatro soluções coloridas de sulfatos. A primeira é de Sulfato de Níquel, a segunda de Sulfato de Cobalto, a terceira de Sulfato de Cobre e a última Sulfato de Ferro. Essas soluções podem ser utilizadas para diversas reações químicas, envolvendo hidróxidos, ácidos e calor. Reações essas facilmente encontradas em livros como o Vogel.

Uma abordagem interessante para com essas substâncias é tentar utiliza-las trazendo alguma coisa do cotidiano que chame a atenção para as evidências de reação. Por exemplo, seria muito simples utilizar arquétipos das cores com a cultura popular. O verde poderia se ligar ao personagem Hulk dos quadrinhos, o vermelho ao Homem Aranha, o azul ao Capitão América e o Amarelo ao Homem de Ferro. Obviamente essa seria uma estratégia que faria os alunos chamarem a Aula de Evidências de reação de Aula dos Vingadores.



A princípio pode parecer muito legal essa abordagem, uma vez que é de extrema criatividade tomar essa temática para compor uma aula que chame a atenção e leve a uma memorização embasada nas cores. Se somente as cores dos personagens servirem de gatilho para a atenção dos alunos para com a aula de evidências de reação, não há problemas, contudo, se a temática se tornar superior ao fenômeno, a mesma adentra no aspecto de Obstáculo Epistemológico.

Um exemplo se dá com o aquecimento do Sulfato de Cobalto, o qual a se desidratar modifica sua coloração, passando de um vermelho forte para um azul escuro, como pode ser visto na figura abaixo.


Essa é a mesma reação do Galinho do Tempo, o qual indica se a atmosfera está úmida ou muito seca embasando na coloração. Se para o aluno a fenomenologia que envolve um complexo não ficar clara o suficiente, toda a problematização e contextualização foi inútil. Na temática da aula dos Vingadores, pode ocorrer um segundo agravante ainda, o aluno pode crer que com o aquecimento a solução do Homem Aranha se transforma na solução do Capitão América. Por isso, antes de se desenvolver uma aula onde o objetivo seja desenvolver as evidências de reação, existe a imprescindível necessidade de se evirar a possibilidade de contextualizações errôneas e a formação de analogias.

Como um todo para Bachelard, o aprendizado pleno somente ocorre quando o aprendiz consegue vencer todos os Obstáculos Epistemológicos em relação a um conteúdo. 

Para mais detalhes sobre os Obstáculos Epistemológicos deixo a seguir o link para download do  livro de Gaston Bachelard: A Formação do Espírito Científico.

2 comentários:

  1. Qual é o objetivo da "analogia" apresentada no texto?

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    1. Atualmente os professores possuem, ou acreditam que precisam contextualizar tudo, esquecendo do caráter disciplinar. O Bachelard dizia que toda metáfora relacionada com um conteúdo acaba por gerar uma analogia e se gera uma analogia ocorreu um erro no meio do caminho.

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