terça-feira, 27 de fevereiro de 2018

História da Química | Idade Moderna e a Ciência - Renascimento - Parte 1

As videoaulas sobre Idade Moderna, ou Renascimento, serão divididas em 3 vídeos, assim como ocorreu com a Idade Média. 

Neste primeiro vídeo, discuto sobre a transição da Idade Média para a Idade Moderna, através de grandes eventos, como a tomada de Constantinopla pelos Otomanos e a descoberta da América. Nesse contexto, de grandes mudanças e constantes conflitos, ocorreram muitas inovações e uma maior abertura do conteúdo científico, o qual ficará recluso com a Igreja, devido a necessidade de tradução dos textos árabes para o latim. Todavia, mesmo iniciando um processo de abertura desse conteúdo científico, esses textos ainda não eram livres para qualquer pessoa, sendo que, somente quem pertencia a uma casta mais nobre ou que tinha garantias financeiras, conseguia manter seus estudos. 


Nesse período a Astronomia começa a ganhar forma dentro do escopo científico, se afastando da astrologia e, cientistas como Nicolau Copérnico, Galileu Galilei e Johannes Kepler contribuíram para o desenvolvimento de teorias que modificaram, aos poucos, a forma como se interpretava a posição celeste dos astros. Essas ideias contribuíram muito para a formalização de uma nova forma de encarar o pensamento lógico e científico, o qual, dependeria diretamente de formalização de métodos de trabalho.

Nicolau Copérnico

Johannes Kepler

Galileu Galilei
Dentro do contexto das novas visões sobre ciência, propostas de métodos foram sendo elaboradas. René Descartes, talvez tenha sintetizado uma das primeiras formas de se desenvolver um método de pesquisa, se embasando no método empírico de Galileu Galilei e no método indutivo de Francis Bacon. Esse novo esquema, de se aplicar a lógica na ciência, torna-se uma das partes mais importantes da definição de pesquisa científica, no que tange à investigação.

René Descartes

Francis Bacon
No que se refere à Química, agora como ciência e, não mais como alquimia, surge Van Helmont como primeiro grande químico. Van Helmont fez diversas contribuições para a ciência, auxiliando na definição de gás e vapor. 

Van Helmont
Ele também desenvolveu métodos de produção de Ácido Sulfúrico, Ácido Clorídrico, Ácido Nítrico e Sulfato de Cobre. Descobriu o Gás Carbônico e o Dióxido de Nitrogênio. Além desses trabalhos, Van Helmont, definiu o processo de combustão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário